COMO É A VIDA APÓS A MORTE?

     “Agora vemos como em espelho e de maneira confusa, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas depois conhecerei como sou conhecido.”(1Coríntios 13,12)

 

A MORTE

 

     A morte é um fato que faz parte da existência de todos os seres vivos. Os humanos não são exceção. E se assim não fosse...imagine a Terra após alguns milhões de anos!

     O sonho do povo de Deus é que a morte venha somente após uma vida completa: “ Não haverá mais crianças que vivam alguns dias apenas, nem velhos que não cheguem a completar seus dias , pois será ainda jovem quem morrer com cem anos, e quem não chegar aos cem anos, será tido por amaldiçoado.”(Isaías 65,20)

     Mas, é bom esclarecer que a morte não é o fim de tudo. Juntamente com o cristianismo, quase todas as religiões ensinam essa verdade.

     A morte não é o ponto final. Ela é apenas a ponte para outra fase da existência. É o processo de transformação da vida terrena em vida plena, através da ressurreição.

     Após ter passado pela morte, a pessoa ressuscitada continua a ser a mesma pessoa. Muda de aparência, mas não de identidade!

     Entendemos melhor com o exemplo da semente que, coberta de terra, morre. De seu corpo apodrecido, nasce uma planta que revela o conteúdo e a qualidade da semente.

     Da mesma forma, o conteúdo e a qualidade de uma pessoa são plenamente revelados após sua transformação  total, morte.

     Leia: 1Coríntios 15,35-49

 

O JUÍZO

 

     Assim como a planta revela a qualidade da semente, a pessoa ressuscitada revela a qualidade da pessoa terrena.

     A pessoa ressuscitada se torna capaz de ver a si mesma com total transparência . Caem todas as máscaras e disfarces. Esse momento é chamado de Juízo.

     Perder as máscaras pode ser um processo doloroso, porém , necessário. Costuma-se chamar a perda das máscaras de purgatório.

     No juízo, são reveladas as intenções mais secretas da pessoa , que motivaram seu jeito de viver e de agir durante á vida. Se a pessoa viveu sua vida terrena no amor, viverá para sempre mergulhada no amor de Deus.

     Para quem aceita o amor de Deus, a vida eterna é chamada de céu. Para quem não o aceita, a vida eterna é chamada de inferno.

     Leia: Mateus 25,31-46

 

OUTRAS CRENÇAS SOBRE A VIDA APÓS A MORTE

 

     Algumas religiões ensinam que a pessoa tem que passar por várias vidas terrenas, para só então entrar na vida  eterna. Essa doutrina é chamada de reencarnação .Reencarnar seria passar de novo pela mesma estrada, várias vezes. Diferente de ressuscitar, que é caminhar para frente, numa nova estrada em direção à vida divina.

     O que você acha melhor: repetir várias vezes o mesmo caminho e não chegar nunca, ou andar sempre para frente, vivendo coisas novas, na companhia de Deus e dos ressuscitados?

    Os cristãos crêem na ressurreição , pois o próprio Cristo foi ressuscitado por Deus e prometeu que o mesmo acontecerá conosco.

     Outra crença comum é a da comunicação dos mortos. Muitas pessoas pensam que os mortos podem se comunicar com os vivos, e o fazem através dos sensitivos ou médiuns.

     A Parapsicologia , ciência que estuda acontecimentos desse gênero, afirma que a comunicação dos mortos não é um fato. Os “espíritos” que se manifestam  nas sessões espíritas são, na verdade, os espíritos dos próprios vivos, que ali estão presentes. Não seria prova disso o fato de que os “espíritos” só “revelam” coisas que os vivos já sabem inconscientemente?

 

A RESSURREIÇÃO

 

     A morte não é o fim da vida: é o túnel escuro pelo qual Deus nos conduz à luz da ressurreição. Deus não abandona seus filhos e filhas na escuridão da morte!

     A ressurreição de Jesus é garantia  de que todos seremos ressuscitados por Deus. Os apóstolos insistiam muito nesse ensinamento: “Deus, que ressuscitou o Senhor, ressuscitará também a nós pelo seu poder”(1Coríntios 6,14)

     E o próprio Jesus deixou claro para todos, inclusive para aqueles que negavam a ressurreição , que crer em Deus é crer na vida: “E quanto a ressurreição, será que não leram o que Deus disse a vocês: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de  Isaac e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas dos vivos!”(Mateus 22,31-32)

     Quanto ao que vai acontecer com cada um de nós na ressurreição, convém ouvir o que nos diz o apóstolo Paulo: “ Não se iludam, pois com Deus não se brinca: cada um colherá aquilo que tiver semeado. Quem semeia no egoísmo, do egoísmo colherá corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem; se não desanimarmos, quando chegar o tempo, colheremos. Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, especialmente aos que pertencem à nossa família na fé.”(Gálatas 6,7-10).

     Como dizem: “ Dessa vida nada se leva , a não ser á vida que a gente leva.”

 

QUAIS SÃO SUAS CRENÇAS?

 

     Algumas pessoas consideram a morte como o ponto final da existência humana. Outras acreditam que a morte é apenas um momento de passagem. E você, o que pensa a respeito?

     Há quem creia na ressurreição , e há quem prefira acreditar em reencarnação. Você conhece a diferença entre essas duas formas de entender a vida? Em que você acredita?

     Muita gente tem medo do inferno e do purgatório. Ouviu falar, na infância, que eram lugares de tortura eterna ou temporária, para castigar os pecados cometidos durante a vida. Você concorda com essa compreensão?

     Perguntar-se sobre essas coisas é muito importante. Porém, é preciso humildade: reconhecer que sabemos muito pouco. Nossa única certeza: Deus está do nosso lado e não nos abandona, nem mesmo na morte!